Metodologia

TRIAGEM / ACOLHIMENTO

A triagem (acolhimento) é o primeiro contato do Interno com a unidade e seu serviço e por isso faz-se necessário o acolhimento incondicional e devida orientação a fim de garantir o atendimento. Para isso, centralizamos no centro de tratamento, profissionais da área especializados para triagem (acolhimento).

A triagem constitui-se de entrevista social e anamnese para identificar o perfil do Interno e o grau de comprometimento com as substancias psicoativas e Inseri-lo nas devidas atividades da unidade. Primeiro o assistido é conduzido para uma avaliação clinica e depois feito o direcionamento mais cabível com o estado físico e psicológico apresentado.  Sendo importante salientar que todas as avaliações iniciais, são arquivadas e registradas nos termos circunstanciais, assinado pelo médico responsável, familiares, psicólogo, como também é seguida a lei 10216, art. 7, ou seja, todas as internações são notificadas e registradas, no Ministério Público da cidade local, assim como as altas e a mudança do regime (voluntário involuntário e compulsório).

TRATAMENTO GRUPAL (GRUPOS PSICOTERAPÊUTICOS)

Fundamentados em psicodinâmicas – uma abordagem psicoterápica que, englobando um conjunto de teorizações, procura compreender a personalidade a partir da interação entre fatores biopsicossociais – os grupos psicoterapêuticos revezar-se-ão conforme cronograma. A duração das sessões grupais varia em torno  de 90 minutos. As sessões serão conduzidas por psicóloga. Através de dinâmica, jogos e brincadeira, visando também fortalecimento de laços e confiança grupal e de equipe. Sempre ocorrem momentos de reuniões de prevenção e conscientização sobre álcool e drogas, como agem no organismo e principalmente no sistema nervoso central, através de dinâmica, palestra, temáticas, etc.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL

O Interno terá atendimento psicológico individual necessário, e/ou sempre que solicitado pelo mesmo e pela equipe, visando o crescimento pessoal, reconhecimento dos mecanismos de defesa, mudança comportamental, aceitação dos defeitos de caráter e aumento da auto-estima.

ATENDIMENTO MÉDICO CLÍNICO

O Interno será assistido pelo médico clínico/psiquiatra, a fim de se observar o estado de saúde do Interno e visando sua desintoxicação e conduta medicamentosa se necessário; verificando-se quadro psiquiátrico associado (comorbidades).

ATENDIMENTO PARA FAMILIARES

Consideramos o atendimento familiar de grande importância na recuperação do D.Q. Por isso forneceremos orientação e avaliação sistêmica familiar, ao longo de toda internação, sempre que possível, pessoalmente, como por telefone. Salientado que ao os familiares terão que ser inseridos em grupos de apoio, como Pastorais da Sobriedade, Amor Exigente, Ala-non, etc. Sendo que este contato é obrigatório ao longo de cada mês, durante o contrato do elo terapêutico, onde a família assume a obrigatoriedade de ir às visitas mensais, sendo que nesta ocasião a mesma tem acesso ao quadro involutório do paciente, como também dá apoio ao paciente e oportunidade de conversar com a equipe terapêutica e com a psicóloga.

PROGRAMA DOZE PASSOS E MODELO MINNESOTA

O modelo de tratamento utilizado pelo Amor Supremo é o denominado modelo Minnesota, tratamento que nasceu nos Estados Unidos há cerca de 75 anos no estado de Minnesota e veio a implementar-se em todos os países com grande sucesso. Devido às altas taxas de recuperação que consegue atingir, pode mesmo ser considerado dos modelos mais eficazes no tratamento da DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Baseia-se na filosofia dos 12 passos de recuperação e faz uso de uma abordagem multidisciplinar. Sendo que será feito estudos e discussões, com apresentação do conteúdo a ser aprendido, pela equipe, assim como para os demais internos.

Bibliografia Utilizada para estudo:

-Livro Azul- Texto Básico

– Guia dos Passos

– Só por hoje – Reflexões diária

– Apostila criada pela equipe do Amor Supremo, sendo que cada interno terá a sua (questionamento, sugestões, reflexões, etc.), encima dos passos. Com entrega de material escrito, que será avaliado e posteriormente apresentado pelo mesmo.

Apostila de Prevenção de Recaída, REI BEBÊ, Metas (mudanças comportamentais), alem de reuniões de metas semanais onde o paciente traça uma meta semanal, frente à equipe, sendo avaliada pela mesma e pelo interno, com o intuito de fortalecer aspecto de responsabilidade e disciplina do mesmo.

– Oração da Serenidade e Filosofia da Day Top.

REUNIÕES PARA SE TRABALHAR ESPIRITUALIDADE

Onde cremos e pregamos um poder superior, que nos rege e nos impulsiona, uma vez que trabalhamos a fé e não religião (ecumênico), sendo que não discriminamos, nem impomos nenhum tipo de crença, credo ou religião. Onde o objetivo principal é o resgate da fé.

REUNIÕES MATINAIS, REUNIÕES DE PARTILHA DE SENTIMENTOS E AUTOAJUDA

Possibilita trocas de experiências, vivencias, e auxilia no aumento da auto-estima e fortalecimento do grupo e o encontro de si mesmo, com seus igual (colega que sofre e identificações de histórias vividas). Sendo importante salientar que a reunião matinal é feita pelos próprios internos, com acompanhamento dos monitores, onde eles mesmo conseguem colocar condutas inadequadas, adequada, consegue realizar avaliações do dia anterior, dar sugestões a frente da clinica, ou seja, sendo agente ativo do seu processo de recuperação e do seu bem estar diário.  Nas reuniões de partilha de sentimento toda a equipe consegue identificar os problemas e o sofrimento emocional do interno, identificando nível motivacional, comorbidades associadas, crise de abstinência, pensamentos entorno da adicção, saudade familiar, entre outros fatores. E durante a reunião de auto-ajuda, os próprios internos apontam e avaliam seus defeitos de caráter, seus comportamentos inadequados e também os adequados e seu grau de evolução é orientado pela equipe responsável por esta reunião.

TERAPIA COGNITIVO E COMPORTAMENTAL (TCC)

A teoria cognitiva se baseia numa compreensiva teoria de personalidade que da ênfase à importância de crenças e processos de pensamentos na mediação de comportamentos, emoções e respostas fisiológicas. A cognição é um pensamento ou uma imagem visual da qual podemos estar muito pouco cientes, a amenos que focalizemos nossa atenção sobre ela. Ocorrendo a identificação dos defeitos de caráter e com isso possibilidade de reconhecimento e motivação para mudança.

T.E.R. - TERAPIA RACIONAL EMOTIVA

A terapia racional emotiva permite trabalhar sentimentos de raiva, vergonha, culpa grandiosidade, medo de luto, ressentimento, frustrações, etc. Sendo assim nestas reuniões identificamos todos os mecanismo de defesa, fazendo entender seus mecanismos racionais e emocionais que os impulsionam e proporcionando possibilidade de mudança uma vez que avaliam perdas, conseqüências da sua ação e reação.

ENTREVISTA MOTIVACIONAL (EM)

“• Refere-se a uma abordagem diretiva centrada no paciente para dar início à mudança de comportamento ajudando-o a resolver a “ambivalência”, que é fruto de um problema de confiança e importância para o indivíduo”.

  • Este tipo de entrevista serve para o indivíduo entender seu EU atual e o seu EU ideal: “quem sou eu”; “o que quero ser”?
  • Trabalha com o PIC – Prontidão, Importância e Confiança.
  • É o tripé para avaliação e construção da motivação ütudo o que envolve dúvida é foco para a entrevista motivacional
  • Enxerga o indivíduo como membro ativo na construção e modificação de sua própria vida, ele não é visto como passivo.
  • Combina elementos de estilo, como calor humano e empatia, e elementos de técnica, como perguntas-chave e escuta reflexiva.
ENTREVISTA MOTIVACIONAL (FASES)

Fase 1º da Pré-contemplação: às vezes o individuo nem sequer percebe que os problemas que já tem, estão relacionados ao consumo e não sente a necessidade da mudança.
Fase 2º da Contemplação: O individuo deve perceber os prejuízos (atuais ou futuros) causado pelo consumo de substancias, mas sente-se incapaz de viver sem ela.
Fase 3º da Determinação: O individuo deve perceber sua condição e prejuízos decorrente de sua dependência vêem-se incapaz de resolver o problema sozinho e pede ajuda. Fase 4º da Ação: O individuo inicia o tratamento Fase 5º da Manutenção: O indivíduo procura manter abstinência com mudanças
Fase 6ª da Recaída: Quando o indivíduo volta ao processo inicial do tratamento, ou seja, trabalhamos com prevenção de recaídas, apartir do momento que o interno entra em processo terapêutico, pois assim ele reconhecerá ao fatores que possibilitaram e facilitaram sua recaída, ou mesmo a permanência do uso, como por exemplo, grupo de amizades, lugares freqüentados, dificuldade de lidar com frustração, irritabilidade, entre outros.

ARTE TERAPIA
  • Arte terapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do paciente, através de sua simbologia.
  • Criar é expressar nossa existência, as emoções humanas mais profundas e a Arte terapia vão lidar com este processo criativo.
  • Consiste na criação de material sem preocupação estética e sim apenas de expressar sentimentos. Esta catarse é muito sadia e faz com que o indivíduo se reorganize internamente. A arte é por si só uma atividade regeneradora. Para isto serão utilizados materiais recicláveis, argila, barbante, linha, tinta de tecido, E.V.A., etc.• No processo criativo, a energia do inconsciente se liga a um arquétipo e o expressa numa linguagem simbólica. A arte é um canal para um nível não verbal de percepção que leva ao processo de individuação.
CRIAÇÃO DOMÉSTICA, ATIVIDADES DE CULTIVO E CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Melhorar a qualidade de vida dos nossos assistidos através dos benefícios terapêuticos da interação homem – animal, promovendo o bem estar físico e emocional.

Criação de hortaliça para consumo próprio, para identificação das suas próprias capacidades internas, como também valorização deste solo e dos meios que ele nos dá para nos mantermos, incentivando até mesmo a sua reinserção social e um processo de profissionalização ou facilitação de meios de melhorar a economia familiar.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!